Viagens de Maria

Esse é o Blog de Maria Fernanda Graciosa. Aqui se encontram textos, ideias, dicas, links, é somente uma forma de compartilhar entre os amigos o que se vê por aí. Assim despretensiosamente. Enjoy it!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sabedoria é não se fechar

Pois é! Já falei que estava sofrendo de problemas de falta de inspiração, né? Numa dessas me deparei com um email de uma amiga indicando um blog repleto de trechos de livros diversos. Até que é gostoso tirar uns minutinhos para dar uma espiada em um pensamento ou outro. O blog é do Laion Monteiro.

Pois bem. Escolhi um texto que tem a ver com uma conversa que tive esses dias. Estavamos falando que as pessoas estão cada vez mais individualistas, mais isoladas e se isolando cada vez mais. Não tenho certeza se isso é proposital e acho que é um tipo de defesa. Quem não arrisca não corre risco de se ferir, mas também não petisca, já diria o ditado.


Vou parar de "viajar" por aqui e vou deixar que vocês tirem suas próprias conclusões sobre o texto abaixo.

Sabedoria é não se fechar

“…e quanto mais engrossam a casca, mais se torturam com o peso da carapaça, pensam que estão em segurança mas se consomem de medo, escondem-se dos outros sem saber que atrofiam os próprios olhos, fazem-se prisioneiros de si mesmos e nem sequer suspeitam, trazem na mão a chave mas se esquecem que ela abre, e, obsessivos, afligem-se com seus problemas pessoais sem chegar à cura, pois recusam o remédio; a sabedoria está precisamente em não se fechar nesse mundo menor: humilde, o homem abandona sua individualidade para fazer parte de uma unidade maior, que é de onde retira sua grandeza; só através da família é que cada um em casa há de sossegar os próprios problemas, é preservando sua união que cada um em casa há de fruir as mais sublimes recompensas; nossa lei não é retrair mas ir ao encontro, não é separar mas reunir, onde estiver um há de estar o irmão também…”
(Da mesa dos sermões.)


Raduan Nassar em Lavoura Arcaica

Nenhum comentário:

Postar um comentário