Viagens de Maria

Esse é o Blog de Maria Fernanda Graciosa. Aqui se encontram textos, ideias, dicas, links, é somente uma forma de compartilhar entre os amigos o que se vê por aí. Assim despretensiosamente. Enjoy it!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

29ª Bienal de São Paulo



A 29ª Bienal de São Paulo, está incrível. A exposição, que acontece até 12 de dezembro no Parque do Ibirapuera, conta com obras de cerca de 160 artistas de diversas partes do mundo.
Não sou crítica de arte, nem tenho gabarito para avaliar as obras que vi por lá, então vou me ater a dizer que acho legal a interação que a arte contemporânea tem com o público.  Vi todo tipo de gente, crianças, jovens, famílias, de várias partes do país, apreciando, criticando, interagindo, enfim pensando e sentindo. E isso é o que vale, certo? 
Vou postar algumas fotos, nem todas tem referência por que a exposição está ENORME e tive que agilizar senão não via tudo.

São muitas fotos, então se quiser saber mais clique AQUI




Essa primeira obra fica logo no vão central e chama bastante a atenção de quem entra na Bienal.
Nascido na China socialista, Ai Weiwei exilou-se voluntariamente por um período em Nova York, o que alargou seu repertório conceitual, visual e histórico. (...) Circle of Animals é um trabalho inédito que toma como referência o conjunto de cabeças de bronze originalmente situadas no antigo palácio imperial de verão em Pequim e que representam as doze figuras do zodíaco. Foram comissionadas pelo imperador Manchu Qianlong no século 18 e desenhadas pelos jesuítas Michel Benoist e Giuseppe Castiglioni como peças centrais do relógio de água do palácio. Parcialmente destruídas pelos exércitos inglês e francês durante a Segunda Guerra do Ópio, sua arqueologia e recuperação foram recentemente priorizadas no quadro de uma política de propaganda e do nacionalismo que cresce paralelamente ao progresso econômico do país. via: www.29bienal.org.br


CIRCLE OF ANIMALS - Ai Weiwei
CIRCLE OF ANIMALS - Ai Weiwei
CIRCLE OF ANIMALS - Ai Weiwei
A Bienal conta com 6 espaços de interação e contemplação, chamados de "terreiros". Para entender melhor esse conceito acesse: http://bit.ly/bWfv4K
 O terreiro "Longe daqui, aqui mesmo – uma biblioteca em construção" é um dos mais movimentados. 
"O terreiro Longe daqui, aqui mesmo é uma espécie de labirinto feito de cômodos e passagens estreitas que convergem para uma grande sala central, num elogio à leitura como ato criativo. Resulta numa casa em construção, cujas paredes, portas e tapetes são revestidos de imagens de livros referenciais para a dupla de artistas. Além dos volumes da Confrar’ilha, o terreiro abriga uma biblioteca composta por publicações e livros de artistas enviados de todo o mundo mediante um convite aberto, e por livros que são resposta à seguinte pergunta feita aos participantes da 29ª Bienal: “Com que livro você construiria sua casa?” via www.29bienal.org.br

 
 
Em homenagem a um fã de Kafka muito especial!!!
Outra obra bem interessante é a Menos Valia de Rosangela Rennó. São 70 objetos encontrados ou adquiridos em feiras de antiguidades e brechós. "São objetos produtores de imagens analógicas, como câmeras, luminárias e projetores, que, a partir da interferência de Rennó e dentro do sistema de valores da arte, começam um novo ciclo de vida". Descartados por diferentes motivos, ao serem selecionados, recompostos, transformados e redirecionados, os objetos passam por um processo de agregação de valor (inversa ao processo de descarte sofrido anteriormente). Os objetos serão leiloados no dia 9 de dezembro de 2010.
 

 

 
 

 Então era isso, vou ficando por aqui porque já postei muita foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário