Viagens de Maria

Esse é o Blog de Maria Fernanda Graciosa. Aqui se encontram textos, ideias, dicas, links, é somente uma forma de compartilhar entre os amigos o que se vê por aí. Assim despretensiosamente. Enjoy it!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Mídias alternativas



Um assunto que tem sido amplamente discutido é a utilização de mídias alternativas em campanhas publicitárias. As vantagens são muitas, principalmente porque o volume de informação que chega ao público é cada vez maior e as mídias convencionais já não se destacam mais e não captam a atenção. A principal característica é o baixo custo, sem grandes estrelas com cachês altos, mas sim grandes idéias de fácil produção e implementação.
Infelizmente na prática as agências brasileiras - principalmente as que estão fora dos grandes centros - não têm o hábito de incorporar em seus planejamentos esse tipo de mídia, seja por "necessidade" de "agradar" o cliente fazendo somente aquilo que é requisitado, seja por que não incluem os profissionais de mídia nas etapas de conceituação da campanha. Outro obstáculo é a idéia falsa de que quanto mais gente é atingida pela mensagem melhor. Nesse tipo de campanha o público é segmentado, a mensagem é entregue somente à quem interessa e portanto de forma mais eficiente. Mas para isso é preciso realmente ter uma boa definição do público-alvo.
Seguem abaixo alguns bons exemplos de utilização dessas mídias:


Get Them Off Your Dog
Frontline Spray antipulgas
Agência Saatchi & Saatchi Jakarta, Indonesia




Uggo Não
Smirnoff
Agência JWT Brasil


Hopi Hari




Feita para a Super Attak Flex Gel da Loctite na Itália.




Um comentário:

  1. Maria, Maria.
    Mais que Maria, tu és Graciosa.
    web surpreendente, passei pelo seu blog neste dia.
    Me aceite como seu fã. Garanto, não sou proza!

    Ass. Ruan Guttierres Ballesteros Pacheco.

    ResponderExcluir