Viagens de Maria

Esse é o Blog de Maria Fernanda Graciosa. Aqui se encontram textos, ideias, dicas, links, é somente uma forma de compartilhar entre os amigos o que se vê por aí. Assim despretensiosamente. Enjoy it!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Uns choram, outros vendem lenço - Nizan Guanaes

Os chineses representam a palavra CRISE com dois ideogramas: RISCO e OPORTUNIDADE. De fato, muito se fala das oportunidades na crise e para os profissionais de comunicação essa outra face é ainda mais latente.

A crise representa uma oportunidade de renovação. É o momento de repensar antigas formas de gestão, otimizar recursos, livrar-se do obsoleto e redefinir estratégias: grande desafio para o marketing, design e publicidade.

Sobre isso trouxe duas apresentações, mas infelizmente estão em inglês:



Quando todos se veem obrigados a reduzir suas verbas de marketing, a internet desponta como a principal mídia por sua abrangência e baixo custo. Desta forma, empresas menores têm vantagem se comparadas às grandes corporações, pois essas estão "viciadas" nas campanhas em mídias "tradicionais" - mais caras - enquanto aquelas estão acostumadas a trabalhar de forma mais criativa, com menores verbas de marketing e já não é incomun encontrar menores empreendedores com ações de efeito na net.

Nesse contexto a criatividade é o grande diferencial. Um exemplo é esse escritório de design que utilizou a crise e a popularidade do Obama para uma divertida ação, o que garantiu grande visibilidade.

Dica do João!!!!

Não precisa ser um escritório de design ou uma agência de publicidade para tanto. Basta estar atento às oportunidades, observar o mercado e oferecer soluções para necessidades reais dos consumidores, ousar e diferenciar-se daqueles que estão estagnados e focados no problema, e não na solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário